segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O CHAMAMENTO PARA A HUMILDADE Lc 14.7-11

O CHAMAMENTO PARA A HUMILDADE  Lc 14.7-11
A revista alemã "Focus" publicou uma reportagem sobre o tema "Eu, eu, eu". Ela tratava do culto ao eu – que aumenta cada vez mais em meio à nossa população – no qual cada um se considera cada vez mais importante. Cresce a sociedade que quer levar vantagem em tudo, que não recua diante de nenhum meio para alcançar seus objetivos. É indiferente se outros têm de sofrer com isso – o que importa é que se consiga o primeiro lugar. Um dos lemas em curso entre a juventude é: "Eu sou mais eu".
Satanás abandonou Deus por seu orgulho sem limites – e caiu. Igualmente cristãos que não mais são dirigidos pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo se tornam vítimas do orgulho. Tornam-se ambiciosos e se acham cada vez mais importantes – e a causa de Jesus é empurrada para segundo plano.
O Senhor nota quando somos orgulhosos
"Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares..." O orgulho começa no coração, ou seja, na maneira de pensar, é algo sorrateiro que entra devagarinho em nosso dia a dia. Elogios, sentimentos de alegria por ter feito um bom trabalho, ou até mesmo comparação pode nos levar ao orgulho.
O  Senhor olha diretamente para dentro do coração e fala: A soberba do teu coração te enganou Obadias 1:3ª
1)      O ORGULHO É A FALTA DA CRUZ
Em Filipenses 2.5-8 encontramos um padrão para nossa mentalidade e para nossas intenções: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz." 

Sua humilhação consistiu em não exigir o que era direito Seu. Ao invés de insistir em Sua semelhança com Deus, Ele humilhou-se a Si mesmo.

2)      O ORGULHO PRECEDE A QUEDA
Provérbios 16.18 diz: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda." A Bíblia Viva diz: "A desgraça está um passo depois do orgulho; logo depois da vaidade vem a queda." 

O orgulho pode ser velado mas a humilhação será publica para quem não se arrepender. V. 8-9


3)      COMO CAMINHAR PARA A HUMILDADE?
a.       GUARDE A PALAVRA
                                                               i.      "...agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei" (Sl 40.8).

b.      SINTA-SE O MENOR NO MEIO DOS IRMÃOS e SIRVA A TODOS
                                                               i.      – "...não procures o primeiro lugar..." (Lc 14.8);
                                                             ii.      E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Marcos 10:44

c.       OBEDEÇA COM ALEGRIA MESMO Que LHE PARECA O ÚLTIMO LUGAR
                                                               i.      – "...vai tomar o último lugar..." (v. 10);
                                                             ii.      Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17
Conclusão: Identificar o orgulho no coração é algo muito normal, o que você não pode é aceitar que ele continue morando ai. Precisamos permitir hoje que Deus faça uma faxina na nossa mente e limpe verdadeiramente as intenções más do nosso coração.
Apelo:  você que admite esse pecado de orgulho, confesse agora e permita que o Espírito Santo grave a palavra no coração
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte" (1 Pe 5.6)


Pr. Cassius de um estudo de Norbert Lieth 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...