domingo, 28 de junho de 2015

O VALOR DAS AFLIÇÕES


Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição. Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro. "Escute-me, ó Jacó, Israel, a quem chamei: Eu sou sempre o mesmo; eu sou o primeiro e eu sou o último. Isaías 48:10-12

Tolo é o homem que viveu um dia e não tirou dele uma lição.

Existem um grande aprendizado nas aflições e seu propósito é divino. Nem toda aflição é proveniente de Deus, mas Deus usa todas as aflições que passamos ao longo da vida para refinar o nosso coração e provar nossas intenções.
Muitas das aflições que passamos na nossa vida vem de escolhas erradas que tomamos no passado. Outras vem do ataque do inimigo contra nossas vidas e também é verdade que uma boa parte vem da permissão direta de Deus para provar nossos corações.
A pergunta é:
Se as aflições são para nos provar... temos sido aprovados? Temos passado na prova? As grandes bênçãos que se deve tirar das aflições:

1)  Aprender a Palavra de Deus

Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Salmos 119:71.
Nas aflições precisamos focar ainda mais na Palavra de Deus e nos aproximar de quem pode nos salvar no meio de nossas dificuldades.
Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Salmos 121:1,2

2)  Verificar o que pode ou não ser abalado

Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: "Ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o céu". As palavras "ainda uma vez" indicam a remoção do que pode ser abalado, isto é, coisas criadas, de forma que permaneça o que não pode ser abalado. Hebreus 12:26,27
Quando somos testados nas aflições, o próprio Deus abala as estruturas em que estamos firmados para nos mostrar se estamos na Rocha (que não pode ser abalada) ou em areia que vai desmoronar tudo até nos firmarmos novamente nele.

3)  Ele se revela em intimidade nas aflições para os que vencem a prova

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem Jó 42:5
Jó teve de passar por muito sofrimento para ver Deus face a face. Mas nós conhecemos muitos que já passaram por muito sofrimento na vida e ainda não viram a Deus e nem o reconheceram como Senhor da vida dEles, por que essa grande diferença?
É porque Jó foi aprovado na luta que ele passou: 1) ele não murmurou 2) não abandonou a fé 3) ele continuava orando pelos seus amigos, mesmo que seus amigos colocassem a culpa da sua prova em algum pecado que Jó não tinha cometido.
Jó soube preservar os relacionamentos no meu das aflições, tanto com Deus quanto com os homens.
Pergunte ao vizinho: Nós temos feito isso?

Guardando os relacionamentos no meio das crises:

Cuide da sua família

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 1 Timóteo 5:8
Quantas vezes passamos por aflições dentro das nossas casas e não cuidamos dos nossos? O perdão é uma das reações que Deus espera de nós nas aflições que passamos dentro das nossas casas.
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18:21,22
O perdão na família faz toda a diferença entre um lar estruturado e um lar falido.

 Cuide da sua igreja/célula

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25
No meio das aflições somos tentados a abandonar tudo e desistir de tudo que estamos fazendo para Deus. Mas parar de fazer o que Deus quer nunca será uma opção para quem vence suas aflições em Deus. A mulher de Jó disse que o melhor era abandonar a Deus e morrer. Mas os que esperam no Senhor serão renovados em Deus.
Sempre teremos dias de conflito, tempos difíceis pois essa é a promessa de Jesus
Então qual é a solução?

Tenha bom ânimo

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33
Nunca venceremos as aflições se nos deixarmos abater por elas. Em muitos milagres de Jesus podemos notar essa frase “tenha bom ânimo”.
Ânimo = zoe (vida de Deus) quem está sem ânimo está na verdade sem vida de Deus, por isso é necessário buscar com urgência o altar de Deus, pois nele nos entregamos como sacrifício vivo, choramos e nos arrependemos até que a Vida de Deus nos toque e renove nossas forças.
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28 Apelo:

Ap. Cassius Marcello | Queima de arquivo sábado, preparar o povo para o que trazer | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...