quarta-feira, 29 de março de 2017

O AZEITE CHAMADO FÉ

Mt 25.1-13

Introdução: essa parábola nos fala de coisas muito importantes para nós que somos a noiva de cristo, vejamos. Dez é o símbolo de um todo, elas eram virgens, ou seja andavam em justiça, tinham sido justificadas pelo noivo. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21
Outra coisa importante é saber que todas estavam vestidas para o casamento, isso fala sobre pessoas preparadas para subir, que conheciam o noivo Jesus como Salvador e do preparo do noivo que apresentaria a noiva no dia do casamento.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:25-27

Porém as dez virgens desta parábola não estavam irrepreensíveis, faltava o azeite. Eu creio que o azeite que as noivas prudentes se esforçam em guardar e levar sempre com reservas e sobras se chama fé. Então hoje vamos estudar como sermos noivas que além de esperar o noivo não vacilamos no crer, guardando reservas de azeite para nossas lamparinas.

AS ROUPAS SEM MACULA SÃO MARCAS DOS QUE UM DIA LEVANTARAM AS MÃOS PARA RECEBER JESUS COMO SALVADOR.

É certo que o ideal é nunca falhar, porém iludido é o que veste uma roupa branca e pensa que mesmo depois de pegar um ônibus lotado, andar no meio da cidade, comer um cachorro quente cheio de molho vai voltar pra casa sem nenhuma mancha na roupa.

Então conservar a roupa limpa demanda mais água e sabão do que cuidado para não suja-la. Pergunte a quem usa uniforme de escola ou trabalho. Pela fé somos purificados nas águas da palavra e no sangue de Jesus. Porque santo não é quem não peca e sim quem se purifica todos os dias. Por essa razão é melhor ser um homem de fé do que ser um homem arrogante. O homem arrogante pensa ser limpo nas suas vestes pelo que ele faz para Deus. Veja o exemplo:

Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lucas 18:10-14

O fariseu é o retrato das cinco noivas loucas que pensam não terem erros, nem manchas, nem pecados, nem defeitos e por isso não precisam de mais azeite. O publicano sabe o quanto é falho e confia só em Deus para ser justificado. Você confia no que você faz ou no que Jesus fez na cruz do Calvário?

Se a sua resposta é a segunda seu vestido estará sempre limpo não porque você não erra, mas porque quando eu dependo só de Deus o azeite nunca faltará na minha vida. O azeite é a fé, nossa atitude de confiar em Deus e se entregar a Ele todos os dias, comprar o azeite então é confiar em Jesus mais do que na minha performance. Melhor ter fé do que pensar não ter pecado.
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:10

A palavra é a água que nos deixa limpos e a fé é a vasilha cheia de azeite, ou seja, fé para crer no Cristo que me justifica. As dez virgens dormiram, uma figura da falta de vigilância pois precisavam estar alertas mas o único que não dorme é Deus.
Jesus disse para Pedro que estava orando para ele não perder a fé depois do pecado. Por que Jesus não orou para Pedro não pecar? (Jo 22.32) Porque o que entristece a Deus não é o dormir e sim acordar sem azeite para levantar de verdade.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1

Pior do que o pecado é a falta de fé, porque sem azeite eu não entro na porta da salvação. Quando a porta fechou e o noivo disse não conhecer as noivas loucas não foi porque elas dormiram, todas dormiram, foi porque elas tinham perdido a fé. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

O meio para a salvação é a fé em Cristo que é o justo advogado, o justiça que pagou o preço dos que dormiram na injustiça. Ele nunca dormiu! (pecou)

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. Salmos 121:4

Conclusão: seja uma noiva prudente, compre o azeite de graça na comunhão da célula, no dia a dia, na leitura da palavra, buscando a Deus em unidade com os irmãos em cristo.  Precisamos vigiar pois não sabemos o dia da vinda de Jesus porém não seremos pegos sem as vestes ou o azeite. Para o mundo será uma surpresa para nós será o céu.


Ap Cassius Marcello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...