terça-feira, 6 de janeiro de 2015

M12 || MARCAS DE UM CARATER APROVADO


Exodo 18:21
Deus nos fez a sua imagem e semelhança, mas essa imagem precisa ser trabalhada em nós.
O nosso caráter é importante porque é ele que define a imagem que apresentamos aos outros. Deus quer trabalhar e nós a sua imagem e seu caráter.
Os hábitos são algo de extrema importância em nosso caráter. Por isso os hábitos errados precisam ser tratados. Nosso Caráter é também expressado pelos nossos hábitos. Para desenvolvermos hábitos saudáveis é preciso disciplina e descisão. Mudar os hábitos errados em nossa vida é uma decisão que precisamos tomar. Devemos nos esforçar e desejar uma mudança em nosso caráter.
Nós nos tornamos o que fazemos diariamente(Aristóteles).
Deus deseja formar a sua imagem e a natureza de Jesus Cristo dentro de cada cristão.  Como Deus faz isso? Através das pressões, dos desafios, dos conflitos, das provas o nosso caráter é provado, para depois sermos aprovado.
Que hábitos saudáveis precisam ser incultados e imprimidos em nosso caráter?

1-         SER RESPONSÁVEL
É dever de todo o crente ser responsável e ter seriedade no que faz. A seriedade respalda um líder. A irresponsabilidade demonstra deficiência de um caráter em cumprir com suas obrigações e tarefas.

2-         CUMPRIR TAREFAS, ALVOS E METAS
O cumprimento de tarefas faz parte de um caráter tratado. Muitas vezes rejeitamos tarefas que recebemos, porque o nosso eu rejeita tarefas. O problema esta no caráter, rejeitamos tarefas porque elas exigem tempo e trabalho de nossa parte. Deus ama o trabalho, Deus espera o melhor de nós e não devemos apresentar resistência no cumprimento dos alvos e metas que recebemos.

3-         SER AUTÊNTICO
Ser autêntico é ser verdadeiro e digno de confiança. Toda pessoa que ocupa um cargo de liderança precisa ter algo no caráter, transparência. A Autenticidade e transparência andam juntas. Precisamos tirar nossas máscaras, pois é tempo de nos apresentar-mos líderes aprovados.

4-         TER UM CORAÇÃO ENSINÁVEL
Um coração ensinável é aquele sempre pronto a aprender, que deseja saber, tem humildade, tem disposição para aprender. Temos que estar abertos ao ensino e ao confronto.

5-         SER SUBMISSO A AUTORIDADE
Quer ver se a pessoa tem um caráter tratável? Observe a postura que ela tem com relação a submeter-se a autoridade, a liderança. O desobediente não cresce e não prospera. Toda pessoa obediente é prospera em tudo o que faz. Submissao fala de honrar toda a liderança que é colocada sobre nós. Tito 3: 1-2  Tito 2:9

6-         ESTAR PRONTO PARA OUVIR, FALAR E FICAR CALADO
Precisamos ter ouvido inteligente para ouvir. Ter ouvido inteligente sinifica ouvir com cuidado e fazer a leitura correta daquilo que está ouvindo. Como líderes temos que ouvir, entender o que está sendo exposto e seguir os conselhos recebidos.
A Biblia diz que há tempo certo para falar, esse falar é ser transparente e sempre falar a verdade. Ainda há muitas mentiras no meio dos irmãos que tem que ser removida. Mentira é problema de caráter. Há líderes que são caluniadores e tem o prazer de criar mentiras contra os irmãos.  Temos que arrancar isso do meio de nós. Somos uma equipe e temos que andar em unidade.

7-         NÃO SER DADO A FALATÓRIOS
O texto de levíticos 19:16 nos diz: não andarás como mexeriqueiros entre o teu povo, não atentarás contra a vida de teu próximo, Eu sou o Senhor. Mexeriqueiro é sinônimo de fofoqueiro. O fofoqueiro gasta o seu tempo procurando saber das vidas alheias para falar com os outros. A fofoca é um montro que ataca muitos líderes. A nossa língua é um pequeno órgão que incendeia uma grande relva, que contamina o corpo inteiro e que pode ser colocada em chamas no inferno.
 Prov. 13:3 - O que guarda sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre seus lábios a si mesmo se arruína.

8-         CUMPRIR AS NORMAS ESTABELECIDAS
Todo lugar para funcionar bem precisa de normas e princípios. Devemos ter um coração disposto a obedecer. Cumprir normas estabelecidas é um princípio. Aquele que não sabe cumprir e obedecer as normas ficam expostos e envergonhados.
O não cumprimento de regras sempre conduz o infrator à vergonha. A lei é para ser obedecida e cumprida. Obedecer é melhor do que sacrificar (Samuel 15:22). Quem tem caráter tratado não luta contra as regras ou normas, pois é o seu prazer cumpri-las.

9-         NÃO COBIÇAR
Cobiçar é desejar algo que não é seu. Quando alguém cobiça algo há um desejo ardente em seu coração para alcançar o objeto desejado. A cobiça é um pecado e uma mancha no caráter. Satanás cobiçou o Trono de Deus no céu e foi expulso de lá.

10-       TER A MESMA CONDUTA DENTRO E FORA DA IGREJA, DO LAR E DO TRABALHO
Devemos sempre ser achados irrepreensíveis. Nossa conduta deve ser a mesma por onde passarmo. Não podemos agir de uma forma dentro de casa e fora de casa ser outra pessoa. É inadmissível ser uma pessoa dentro da igreja e fora dela ser outra. O que se esconde atrás de máscara revela um caráter que precisa ser corrigido. Quando o cristão não tem sempre a mesma conduta, sua imagem fica manchada e satanás acha brecha na vida dele. Onde você estiver tenha um bom testemunho, uma linguagem sã, para que nem o evangelho, nem Jesus seja envergonhado.

11-       SER PONTUAL
A pontualidade fala de caráter e é um princípio a ser ensinado pelos pais dentro de casa. È preciso disposição e disciplina. Muitos lideres hoje são indisciplinados com relação ao horário.  Seja pontual no trabalho, na igreja, na célula, com as pessoas ao seu redor, e ensine esse principio em sua família.

12-       ANDAR EM SANTIDADE
Santidade é um principio do caráter de Deus. Como lideres aprovados, a santidade deve ser real em todas as áreas de nossa vida. Hebreus 12:14
Para ver o Senhor, quando formos chamados, precisaremos que estejam impressos no nosso caráter a santidade e o relacionamento saudável com todos os que nos rodeiam. Deus nos quer com o caráter Santo.  Seja santo em toda a sua maneira de viver, ande de maneira santa, tenha hábitos santo, vista-se de maneira santa, tenha uma linguagem santa. Não permita que seus olhos, boca, ouvidos, mãos, pés venham corrompe-los.
A santidade é uma decisão. Temos que deixar todo o modelo do mundo. Deixar as paixões que nos dominam. Santidade não se mistura com os desejos carnais, pois são opostos ao caráter de Deus. Procure vencer sua carne, caso contrário você não vai herda o céu, e a sua eternidade poderá ser no inferno.
Seja santo em suas atitudes, na sua linguagem, no seu pensar, no seu agir, no seu andar, em casa, no trabalho, onde você estiver, tenha um testemunho irrepreensível. Deus tem grandes coisas para realizar em sua vida, mas para isso acontecer é preciso você se santificar. 
Não podemos colocar a unção ou o ministério na frente do caráter. Seja qual for a área de seu caráter que esteja debilitada, procure com esforço a mudança de hábitos. Procure sempre ser correto, mesmo que as pessoas ajam de maneira contrária, procure acertar sempre. Faça a diferença sempre! Deixe o Senhor Jesus completar a boa obra em sua vida!

=
(tirado do lívro Dejanira Vieira sobre Carater)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...