terça-feira, 23 de agosto de 2016

Julgamento Justo

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Mateus 7:1-5

julgamento justo
INTRODUÇÃO

Jesus não diz aqui para não julgarmos o que Ele disse para sermos justos no nosso julgamento ou então não emitir críticas que nós mesmos não passamos no critério que queremos enquadrar os outros.
Fazer julgamentos injustos é hipocrisia que Jesus critica e adverte que com a medida que julgarmos os outros Deus também nos julgará.

medida

Se tirarmos a misericórdia de alguém teremos a mesma sentença da parte de Deus.

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Mateus 6:14,15

A medida da colheita é baseada na medida da semeadura.

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6:38
geralmente não somos justos em julgar os outros e somos muito compassivos conosco

Estamos sempre criticando com veemência o comportamento dos outros mas não temos a mesma maneira de conduzir nossas auto avaliações.

Ex.: fulano me tratou mau! – por que? Só porque eu gritei com ele. Ele não entende que eu estava nervoso?

Nós pensamos que as pessoas precisam compreender nosso nervosismo, mas não compreendemos o nervosismo delas, seria isso um julgamento justo? Queremos que todos nos compreendam mas não queremos fazer o mesmo.

eu preciso começar comigo

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
O que precisa mudar em mim? se faça essa pergunta. (ministrador, dê tempo para as pessoas pensarem)
Se a resposta é nada então estamos mais cegos do que pensamos e seremos ainda mais críticos com os outros do que podemos imaginar.

quanto menos eu enxergo mais eu critico

O crítico é alguém que vive a religião e não vive mais a pessoa de Jesus. Ele não veio para que você tenha igreja, ele veio para que você tenha VIDA e Vida com abundância. Jo 10.10

Quanto menos eu enxergo os meus defeitos mais eu critico os defeitos das pessoas que estão ao meu lado. Geralmente se chega ao ponto de quem está cego conseguir criar defeitos em todos e nunca se auto criticar.


a auto-crítica

A autocrítica é a reposta de quem enxerga a Deus em intimidade. Quanto mais perto de Deus mais eu vejo a luz que é Cristo e isso me faz olhar de volta para mim mesmo e compreender que eu tenho defeitos de mais para procurar acusar outras pessoas.

A autocritica me leva ao arrependimento a crítica aos outros me faz caminhar na direção da religiosidade. O religioso não se enxerga mas o adorador sempre se declara culpado e alcança a misericórdia.
Quem alcançou a misericórdia estende para todos se realmente vive dentro dessa graça.       

reflexao

Contam que, em uma carpintaria, houve certa vez uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças.
O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais passava todo o tempo golpeando.
O martelo aceitou a culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso que, segundo ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa.
Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, portanto, estava sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.
Nesse momento, entrou o carpinteiro juntou o material e começou o seu trabalho. Utilizou o martelo, o parafuso, a lixa e o metro. Finalmente, a madeira rústica e converteu em um fino móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão. O serrote tomou a palavra: “Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalhava as nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremos em nossos pontos fortes”.
Todos entenderam, então, que o martelo era forte, o parafuso unia, a lixa era especial para limar e afinar as asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se, então, como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade e passaram a trabalhar, com alegria, em equipe”.
Este texto, de autor desconhecido, mostra o que realmente acontece, em diversas ocasiões, com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa, ao contrário, quando se busca, com sinceridade, os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas. É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades… isto é para sábios!
conclusão: vamos nos auto avaliar mais e criticar menos, vamos estender a misericórdia que um dia recebemos. Vamos permitir que o Espírito Santo nos mostre onde precisamos melhorar porque a mudança da nossa família começa pela mudança da nossa vida.
Quando eu mudo, tudo muda.
Ap Cassius Marcello

Objetivo da semana: FAZER EVANGELISMO NA CÉLULA SE NÃO HOUVER VISITANTE, CADA PESSOA PRESENTE VISITAR 3 CASAS. VOU COBRAR RELATÓRIO NA SEGUNDA Que VEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...