terça-feira, 23 de setembro de 2014

O PODER DAS PALAVRAS


Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei; Lucas 19:22
OBJETIVO: filtrar as palavras que entram e que saem da nossa alma

Introdução: Tudo que sai de nossa boca nos amarra ou nos liberta. Através do poder da palavra, Deus criou todas as coisas. A nossa linguagem denuncia a nossa identidade espiritual e desnuda o coração. Pela linguagem podemos saber muito de uma pessoa:
Um médico fala muito sobre doenças; Um mecânico fala muito sobre carro; Um técnico de informática fala muito sobre computadores; Um funcionário público fala muito sobre novela (hehehe brincadeira) Um crente fala muito de Deus! Pouco de si e nada dos outros, pois tudo que nos preenche o coração é o que transborda na nossa boca.  
"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca."  (Lucas 6 : 45)
O que o coração armazena vai ser é o gatilho das palavras! Vamos aprender a lidar com essa arma poderosa que gera vida ou morte.

1)     AS PALAVRAS MALDITAS FEREM ATÉ AQUELES QUE AS DIZEM

A dor de uma palavra de maldição só vai ser apaziguada com uma palavra nova de libertação vinda de uma boca liberta pelo Sangue de Jesus.
O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. Provérbios 21:23
Cada palavra errada fica como uma assinatura de legalidade para que o diabo livremente. É preciso repreender essas palavras malditas. Por isso é importante entender que a palavra de vida e o decreto de Deus anulam o decreto maligno.
DECRETOS DIVINOS ANULAM DECRETOS MALIGNOS. Louvor, adoração, gratidão são formas de mudar o ambiente em que vivemos. No meio da luta podemos observar que alguns cristãos perdem as suas forças e colocam a sua boa a serviço do inferno. Diga pra seu vizinho: NÃO FAÇA ISSO JAMAIS.
VIGIE SEMPRE COM O QUE SAI DA SUA BOCA
Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. I Pe 3.10 
A palavra que sai da tua boca gera vida ou morte; santidade ou iniqüidade .... o salário do pecado é a morte e nós não podemos permitir que nossa boca nos leve para o caminho do mau.
"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo."  (Tiago 3 : 2) | Vamos fazer a oração do salmista: "Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios."  (Salmos 141 : 3)
O GUARDA NA BOCA É O FRUTO DO ESPÍRITO ou temos DOMÍNIO PRÓPRIO OU DEMÔNIO PRÓPRIO! Palavrão nem pensar!

2)     AS PALAVRAS DO CURADO NA ALMA CURAM ALMAS FERIDAS

Deus quer nos usar para tapar as brechas, fechar as feridas, curar os enfermados. Não se destrai no que você fala pois as pessoas estão esperando que uma palavra sua cure-as nas suas almas feridas.
Pv. 16.24 As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.
Todos os dias eu peço a Deus duas coisas: 1) palavras que produzam bons frutos e 2) pessoas que valorizem minhas palavras.
Não dê pérolas aos porcos pois existem pessoas que não vão ouvir o que você fala, então não fale pra eles pois existem uma multidão esperando você falar. Saiba falar na hora correta.
O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo! PV. 15.23

3)     FILTRAR A COMUNICAÇÃO RECEBIDADA

Tenha um filtro de misericórdia para entender o que as pessoas estão dizendo e lixar com graça as palavras duras que são dirigidas a você. Atrás de cada história tem uma outra história por isso tenha paciência com pessoas ásperas no falar pois os feridos e frustrados vão tentar te ferir mesmo que você esteja tentando cura-los.
Tenha um filtro de humor no seu ouvido pois algumas situações não podem ser levadas muito a sério.
Tenha um filtro espiritual pois algumas pessoas podem ter a palavra doce e suave mas querem na verdade tirar você de perto da célula, do seu líder, do pastor, da igreja, do propósito que Deus desenhou pra você.
Como o caco de vaso coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes com o coração maligno. Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano; Quando te suplicar com voz suave não te fies nele, porque abriga sete abominações no seu coração, Provérbios 26:23-25
Cuidado com o que você ouve pois nem todos os que te elogiam te querem bem.
Conclusão: O segredo é o que guardamos no coração
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:10
Ninguém pode falar o que é bom se guardar o que é mau no coração. Vamos mudar nossa maneira de falar mudando também nosso coração, entendendo o tempo, o propósito e o como abrir nossa boca. Deus espera de nós a confissão diária da palavra dEle.


Ap Cassius Marcello /8515-1512 / www.caminhodevida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANTO MAIS VALE UM HOMEM DO QUE UMA OVELHA

E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interroga...