sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

DESTRUINDO A RAIZ DE AMARGURA

DESTRUINDO A RAIZ DE AMARGURA
1 Samuel 25.4-35  || Objetivo: levar ao entendimento que perdoar é manter-se santo
Introdução: A amargura, gerada das ofensas, é a grande arma do diabo para prender os corações de muitos na paralisia do ódio. Davi estava disposto a por tudo a perder por um ressentimento que tomou seu coração.

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem
Hebreus 12:14-15

Ressentimento é o resultado da amargura contra alguém. Permanecer ressentido com alguém é um pecado que poucos percebem que cometem. O inimigo é astuto e trabalha no coração para semear discórdia e tristeza entre irmãos e isso é abominável para Deus. A contenda, ressentimento, amargura, são pecados tidos como menores por muitos cristãos que desconhecem a importância disso. Veja o que Jesus disse na cruz:

E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Lucas 23:34a
Jesus não perdoou simplesmente para dar exemplo. O princípio do reino é: NÃO ENTRA RESSENTIDO NO CÉU! 

Qual é o ressentimento que temos guardado?

Precisamos de um coração que libera o perdão. Perdoar rápido não é uma opção e nem um sentimento e sim uma decisão de escravos do reino.  Qual é o poder de uma ofensa lançada a mim? O poder que eu der. Muitos estão dando poder para que as ofensas lançadas virem ressentimentos, amarguras e ódio.
Davi era um grande líder e já era o nome dele cotado para assumir o reino porém quem não sabe perdoar não pode governar. A liderança de uma célula, igreja, ministério precisa tratar constantemente o coração para não permitir a raiz de amargura.

A nossa mente e coração são os campos de batalha do inimigo que travam nossa vida na comunhão com os irmãos. Muitas vezes eu vi pessoas que eu ajudei saírem do meu lado falando mau de mim, com ódio no coração e ressentimento simplesmente pelo fato de não quererem obedecer a um comando que foi-lhes dado. O diabo não muda, ele continua lançando veneno contra nós e a pessoa que o diabo mais trama planos para que nosso coração rechace (amargue) são nossos líderes. Faça hoje uma análise no seu coração...

Eu tenho certeza que algum dia você sentiu rejeição das palavras do seu líder, como eu sei? Eu também já senti quando o diabo conseguia me enganar. Um coração amargo dá seus sinais de enfermidade: - isolamento - desobediência - rebeldia - tristeza - ausência das reuniões etc

Os ofendidos querem pegar uma espada e acabar logo com tudo, não entendem que isso pode matar os planos de Deus nas suas vidas. Avalie a seu coração... é você que o dirige ou é ele que te tem prendido?

Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração. Provérbios 23:19
ABIGAIL é a solução! Abigail quer dizer : “a alegria do pai” renda o seu coração dando uma oferta para quebrar a ofensa e isso será uma alegria, o nome da oferta que o Pai ama ver no altar é PERDÃO.

Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta. "Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão. Mateus 5:23-25
Este texto nos mostra que o assunto é tão sério que não basta perdoar os que te ofendem, você precisa se consertar com quem se sente ofendido contigo também. Não existe aquela desculpa “eu não tenho nada contra ele” mesmo assim se você souber que ele tem o negócio é consertar.
A prisão de alma é o pecado da amargura. Não permita que sua alma fique presa com outra pessoa pois isso é uma prisão que te impede de viver a graça do Reino de Deus.
Certo dia um menino chegou da escola muito irritado. Ele contou para o pai que tinha brigado com os colegas, que estava com muita raiva dos amigos. Ele parecia mesmo transtornado pela raiva, como se quisesse bater em todo mundo que encontrasse pela frente. Pacientemente, o pai perguntou se ele queria se livrar dessa raiva.
O menino disse que sim. Aí, o pai propôs: - Sabe aquele lençol branco que está ali no varal? - Sei... - Você vai pegar pedaços de carvão que está nesse saco aqui e jogar no lençol... Jogar toda sua raiva sujando o lençol. - E vou me sentir melhor?
- Vamos ver, disse o pai. O menino foi jogando os pedaços de carvão e, quando acabou, estava imundo. Com as mãos, os braços e a roupa negros de carvão. O menino ficou olhando o lençol sujo e depois olhou pra ele mesmo, imundo. O pai disse então: - Você viu o que você fez com a sua raiva?
-Você a jogou toda contra o lençol, mas ela também voltou pra você. O lençol está sujo de carvão, mas você está pior, preto de carvão. É como se fosse a sua raiva indo e voltando. O menino ficou calado olhando para o lençol sujo e pensou: É, não vale a pena. O ressentimento é um veneno que mata quem o fabrica.
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. Mateus 6:12


Ap Cassius Marcello Alvo da semana: JEJUAR e Orar na Quarta de 00H00 às 12h00 por resgate de vidas no culto de domingo. Convoque todos da célula a levarem 3 desviados para o culto e haverá um grande tempo de oração com cada líder de célula, não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...