quinta-feira, 22 de novembro de 2018

A FÉ e a vida Cristã




·        ‘Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem ’ –  (Hebreus 11.1)
·        INTRODUÇÃO

A melhor definição para fé é a do texto bíblico que introduz este comentário. A FÉ é a base da esperança que faz o crente seguir adiante, firmado nas promessas de Deus e deixando para trás as dúvidas, incertezas e incredulidade. Ela é o ponto de partida para o cristão conhecer ao Senhor e receber a salvação. Ter fé é vital para as relações do crente com Deus. É impossível esta comunhão sem ela, 'porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam' (Hebreus 11.6).
 II. AS QUALIDADES DA FÉ

a.       Fé para a salvação: - Esta fé é aquela que leva o crente a reconhecer os seus pecados e a aceitar o sacrifício de Cristo em seu lugar. Ela é o ponto de partida que introduz o crente à vida cristã mediante o novo nascimento. É como a centelha que dá a partida para fazer funcionar o motor de qualquer veículo.

b. Fé vitoriosa: - Você vai descobrir que, no exercício da vida cristã, a fé varia de intensidade. A Bíblia fala de 'pouca fé' (Mateus 6.30), 'tanta fé' (Mateus 8.10), 'fé como um grão de mostarda' (Mateus 17.20), 'homem cheio de fé' (Atos 6.5) e sobre 'a medida da fé' (Romanos 12.6). Isto explica porque uns fazem coisas grandes para Deus, enquanto outros vivem uma vida cristã de menor intensidade. Significa que o trabalho de cada um será, também, proporcional ao tamanho de sua fé. Só fará grandes coisas para Deus quem tiver fé abundante e fundamentada nas promessas do Altíssimo.

c-) Dom da fé: - O dom da fé situa-se numa dimensão mais profunda. Trata-se de manifestação sobrenatural para a realização de maravilhas, sendo uma particularidade que o Espírito concede ao crente para aquilo que for útil. Está entre os dons espirituais (1 Coríntios 12.11)

 III. OS EFEITOS DA FÉ

a-) A fé é o caminho da salvação:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8
O presente que Deus nos deu para caminhar neste mundo sem viver nos passos deste mundo. O justo vive neste caminho pois foi salvo do caminho do pecado deste mundo.
b-) fé
Porque nele (no evangelho) se descobre a justiça de Deus (Jesus) de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:17


 QUESTIONÁRIO

1)   Qual a melhor definição para a fé?
2)   Qual é a medida de fé que nos salva?
3)    Onde podemos nos abastecer da fé?
4)   Qual é a diferença entre dizer que tem fé e ter fé?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...