quarta-feira, 12 de abril de 2017

NÃO TENHA DÓ DE SAUL


1 Sm 16.1 - Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
Introdução: A Igreja é a provisão de Deus para esse tempo de trevas, de homens maus que andam no conselho de suas próprias necessidades e desejos. Nós somos a nação eleita como sacerdotes para reinar neste mundo de trevas e trazer a luz do Senhor. E aqui vemos Deus repreendendo o profeta Samuel com relação a um sentimento de dó pela vida de Saul, um rei negligente, desobediente, com ódio no coração pelos irmãos e principalmente sem arrependimento.
Davi pecou mais do que Saul mas era um homem segundo o coração de Deus pois ele cria na redenção e no cristo, se arrependia dos seus pecados e buscava andar na palavra e no propósito de Deus a cada passo do seu ministério.
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Salmos 40:1-3
Davi dependia de Deus, Saul dependia de si mesmo. Não tenha dó de Saul! Diga isso ao seu vizinho.
Saul e Davi estão vivos dentro de nós e por isso precisamos identificar comportamentos e as diferenças entre eles:

HUMILDADE vs SOBERBA

Saul amava mais a coroa do que as pessoas. Matou os sacerdotes de Deus por acreditar que eles conspiravam com Davi para lhe tomarem a coroa ( 1Sm 22.13-19). O religioso sempre vai querer matar o adorador.
Quando não vigiamos com nossas conquistas elas podem nos fazer acreditar que somos melhores que os outros. Eu já vi pessoas que quando estavam pobres eram servos de Deus e depois que prosperaram não queriam voltar na igreja mais por acreditarem que o pastor queria o dinheiro deles.
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16:18
Davi era um homem humilde e reconhecedor de suas limitações (Sl 131; 40.12,17). Apesar de ser um soldado inigualável, um comandante corajoso, um rei exemplar, sempre atribuiu todas as suas vitórias ao Senhor dos Exércitos (Sl 34.4-7; 40.5-10; 124; 144.1,2).

OBEDIÊNCIA vs AMOR

Samuel foi pego em um pecado da desobediência pois não quis matar Agague o rei dos amalequitas. (1 Sm 15)
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:22,23
O grande problema do pecado não é só o pecado mas a desculpa que vem depois. Deus prefere um Davi que tem coragem de confessar, arrepender e guardar a Palavra no coração do que um Saul que mais parece um feiticeiro e tem rebeldia no seu comportamento.
Não tenha dó do Saul. Se humilhe,
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11
A grande vontade de Deus é encontrar um filho que tenha o coração de amor e seja constrangido a obedecer por amor, guardar a palavra no coração é ser submisso e entregue a fé. Eu sei que Jesus é meu redentor, sei que eu falho e erro mas Ele é infalível então vou me render e aprender todos os dias a obedecer por que ele provou seu amor naquela cruz.
Conclusão: “me tenho provido de um rei” Pela fé em Jesus nós nascemos em Cristo para reinar! Por isso não podemos ter dó do Saul (da carne) que tenta governar a nossa vida. Nascemos do Espírito para ser homens/mulheres segundo o coração de Deus. Pessoas que não se afastam da comunhão, que tem um coração rendido a cruz e que estão sempre disposto ao concerto e a direção de Deus.
Não tenha dó de Saul! Você não é calda, você é cabeça, você não é chamado para ser mais um, você é chamado rei se o seu coração for do Rei dos Reis.
Oração
Ap Cassius Marcello



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...