segunda-feira, 26 de junho de 2017

A CERTEZA DA FÉ

A CERTEZA DA FÉ
Lc 18.8-14

Introdução: A fé que Jesus busca em nós está na confiança da justiça que Ele mesmo praticou na cruz e não da auto justiça do homem. Mt 6.33 O Mestre mandou a igreja buscar a justiça de Deus, o Espírito Santo já nos convenceu que precisamos crer em Jesus (jo 16.8-11), mas ainda está nos trabalhando para nos convencer da Justiça de Jesus e o Pai não aceitará a auto-justiça do homem, então porque o homem é tão insistente em buscar argumentos e desculpas para o justificar? Porque eles não tem fé em Cristo e na sua justiça e querem se exaltar no que fazem. Mas quem se exalta será humilhado.
Na parábola que Jesus nos conta podemos ver que o fariseu acusava o publicano, essa é a primeira maneira de identificar a auto-justiça que precisamos tanto banir das nossas vidas. A acusação parte do pressuposto de que eu sou aprovado no que eu julgo. O problema é Rm 3.23 que diz que ninguém foi aprovado no quesito da lei e quando eu acuso o pecado sem ter vencido o pecado em mim mesmo então a minha fé não está em Cristo está em mim e o nome disso é exaltar-se. Deus vai sempre humilhar quem pensa que é justo aos olhos da lei, porque é impossível para a lei me fazer justo.

Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Romanos 8:3

Jesus recebeu a condenação na carne dele para que sua morte fosse a minha e eu morresse junto com Ele e recebesse pela fé a justiça que não está no que eu fiz, mas no que Ele operou, cumprindo a lei de forma integral e mesmo assim recebendo a condenação para nos remir da sentença e nos trazer o Shalom com o Pai.
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4
A pergunta se repete, Jesus vai achar fé na terra?  Porque as pessoas só tem fé no que elas mesmo podem fazer, no tanto que elas podem ganhar, no tanto que elas querem conquistar mas o cristianismo é depositar nossas esperanças nas conquistas feitas na cruz.
Vamos voltar aos dois personagens da parábola de cristo:
O fariseu se justificou no ele fazia como fez Adão. O publicano dependeu de Deus incondicionalmente. Então Jesus disse que o publicano saiu justificado, ou seja, precisamos colocar nossa confiança somente no que Jesus fez na cruz.
Isso não significa que não precisamos jejuar, dizimar, obedecer a palavra, não, mas por mais obediente que você seja você nunca se justificará pelo que você faz. Faça tudo isso por amor ao que Jesus fez e não para ser justo mas porque em Cristo pela Fé você e eu somos JUSTOS.
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21
Mas nós somos feitos justo pela fé e ai está nossa grande fraqueza, precisamos buscar todos os dias a palavra, buscar todos os dias a justiça do reino, entender cada vez mais o amor desse Deus maravilhoso que nos entregou a Sua Justiça “O Justo JESUS” para que hoje sejamos cobertos com o manto de sua justiça:
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Hebreus 10:19-21
Somos bem-vindos na presença de Deus se nossa fé nos colocar dentro do sacerdócio da Justiça de Cristo. Importante entender que quando Deus aceitava o sacerdote mesmo que o povo fosse ruim era abençoado pelo sacerdote bom. Mas quando o sacerdote era ruim mesmo que o povo fosse bom Deus rejeitava todo o povo. JESUS é nosso sacerdote, esse é o evangelho, eu sou aceito nEle!!
Somos aceitos em cristo como justos se nossa fé estiver mesmo no autor chamado CRISTO. Jesus pode achar fé em você ? isso é tudo que Ele quer que você faça a única coisa que Ele não pode fazer por você é crer.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
É tão simples que aqueles que se justificam pelo que fazem vivem acusando o que só se justifica em Cristo e no que ele fez. Seremos sempre acusados pelos religiosos porque eles queriam ter certeza da sua auto-justiça mas nunca terão porque isso não é suficiente para salvação.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8
E agora? Precisamos caminhar nessa terra pregando esse amor pois quem tem fé em Cristo nunca vai guardar isso só pra ele. Eu preciso compartilhar essa boa nova que Deus ama o pecador e aquele que se entregar a Justiça do reino será salvo. Por isso fomos chamados a servir, sermos líderes de célula, líderes na igreja para ajudar outras pessoas.
E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Romanos 6:18
Conclusão:

Ore por todos e faça a confissão de Cristo. Repita comigo: Jesus, tu és a minha justiça 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...